terça-feira, 5 de janeiro de 2010

OS MÉTODOS E A NOSSA VOZ prt 1


herbbie hancock

Existem métodos que nos ajudam e muito no desenvolvimento musical. Ter referências na hora de estudar pode fazer muita diferença em nosso avanço técnico.

Há quem pense que não ter professores e estudar sozinho pode trazer uma forma de pensar pessoal e única. Num primeiro momento discordo disso, pois o tempo que levaremos pra obter certos conceitos e explicações práticas para algumas questões não compensa a rapidez e os esclarecimentos gerais que um professor com “cabeça aberta” pode proporcionar. E a partir de uma boa base conceitual, técnica e musical agora sim podemos buscar uma linguagem própria.


Avishai Cohen

Criar uma ”onda” própria é um assunto bem complexo e simples ao mesmo tempo. Gênios da música como que nascem com essa musicalidade única e rapidamente fluem em uma música com alma. Claro que de um modo geral não é preciso ser um gênio para ter uma voz única. Até porque o conceito de genialidade é bem amplo e discutível sob o prisma da técnica. Mas ressalto que esse processo, em minha opinião, não se dá nos primeiros meses ou anos de estudo.

Nessa fase se “come” toda e qualquer tipo de informação, técnicas, estudos, teoria e conceitos. E hoje em dia informação é o que mais temos na internet. Esse fácil acesso às informações gerais também pode nos deixar escravos e dependentes de técnicas e ídolos.


Hermeto Paschoal


Vinnie Colaiuta


Após essa fase de “alimentação” é necessária a fase do tocar de tudo e com todos e se “esquecer”, ou não se espelhar tanto nos ídolos.

É nessa fase que começamos a desenvolver nossas idéias.

Claro que me refiro à música popular e aos instrumentistas. E não me atenho a gênios. Esses fogem ás regras.. rs

Mas estudar sempre é o melhor caminho para se buscar a nossa voz.



Pat Metheny

4 comentários:

Unknown disse...

Valeu! Muito bom, de grande valia para nós, bateristas! Abraço!

Ramon Montagner disse...

valeu Thiago
obrigado por estar lendo!
abraço

Unknown disse...

Valeu! To pertinho ae de vc, moro em Nova Odessa....há tempos vc deu um workshop no auditorio da pref. de Nova Odessa, eu tava la...foi otimo...tu usava aquela odery vermelha...hehe....grande abraço e q Deus te abençoe sempre!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.