quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O METRÔNOMO OS ANDAMENTOS E A ANSIEDADE prt 3

(Jeff Porcaro)

Uma pergunta recorrente em aulas e workshops é: ”Como faço pra conseguir tocar com metrônomo?”

Não existe uma única fórmula ou maneira de se estudar com o metrônomo mas várias.

Normalmente sugiro que coloque um cd de sua preferência no seu “quarto” de estudos, deixe num volume inicialmente baixo e tente tocar junto. Repare que você terá que se esforçar pra ouvir e acompanhar a música. Esse esforço ou atenção para ouvir o beat da música e não “cruzar” é o passo inicial para se ter êxito.

Tocando com click sempre teremos que ter uma boa referência no ouvido e muita atenção. Toque simples e procure deixar a música fluir. Se concentre e procure acertar ou “syncar” as batidas nos tempos e contratempos com o click. Faça isso em vários andamentos e levadas diferentes mas se preocupe mais com os andamentos lentos e arrastados, pois normalmente esses são os mais difíceis de se acompanhar devido á nossa ansiedade.

Estude também figuras rítmicas diversas e misturadas de quatro em quatro tempos. Comece com uma batida por tempo alternando as mãos e marcando os tempos com seu pé esquerdo. Depois vá acrescentando mais notas até chegar em 8 batidas por tempo. Inicie com um andamento lento e vá aumento gradativamente, priorizando o toque limpo e não a velocidade.

No mais é manter seus estudos sempre com o metrônomo e treinar se gravar ou gravar sua banda com o auxílio do metrônomo.

Experiência e segurança vêm com o tempo e as “horas de vôo”. Não fique ansioso em conseguir tocar com o metrônomo! Essa segurança deve vir naturalmente e sua ansiedade pode atrapalhar sua evolução.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ramon,
são ótimas suas dícas, aprendo muito!! Gostaria (se for possível) que vc postasse algo que fale sobre os equipamentos que se deve levar nas viagens de shows e apresentações, qual deve ser o kit de tambores, pratos, etc. em fim, como devemos analisar essa questão equipamento x logistica, endo em vista que a bateria é um instrumento complexo na qde de peças.

Valeu e Grande Abraço

Alberto.

Ramon Montagner disse...

Oi Alberto
obrigado e fico contente que esteja gostando..
confira la!!!
abração e espero ter ajudado