quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

NOSSO SET UP E A REALIDADE



Quando começamos a tocar profissionalmente temos o ânimo de uma orquestra sinfônica e com o tempo perdemos um pouco a empolgação e acabamos nos comportando como um piano solo.

Essa frase é meio que uma adaptação de uma velha piada do meio musical que diz: ”Na hora de tocar é um conjuntinho, mas, na hora de comer é uma orquestra sinfônica!” e retrata uma realidade do músico de uma maneira geral.

Quando começamos a tocar levamos todo nosso equipamento montamos sem medir esforços e tocamos essencialmente por prazer e vontade de crescer. Com o tempo e o dia a dia da sonorização “cansada” dos bares e casas de show, a falta de preparo e informação de muitos técnicos de som, aliadas aos cachês ridículos e a falta projeção nos faz céticos quanto à passagem de som e aos resultados palpáveis da nossa gig de cada dia.

Penso que o tipo e a qualidade do trabalho vão ditar nossa postura em relação ao equipamento empreendido. Geralmente em gravações procuro levar o equipamento necessário de acordo com o estilo e várias possibilidades de timbres de caixas e pratos para ter uma abrangência legal.

De acordo com estilo levo um set up de medidas maiores, mais graves e mais rock and roll. E às vezes somos surpreendidos com pedidos do tipo: ”Cara você tem um bumbo de 18 polegadas pra levar?”

No estúdio esse dilema é minimizado, pois além de ser um ambiente controlado, geralmente proporciona mais prazer e contentamento musical, mas em situações “ao vivo” a logística e a nossa real vontade de estar ali pesam mais e nos fazem reavaliar nosso set up.

Por exemplo: se vou de sub em um trabalho numa casa noturna que terá uma banda antes e o lance é chegar e tocar, o negócio é facilitar pra todos e somente levar os acessórios básicos e indispensáveis, trocar os pratos se arrumar na bateria e “mandar bala”!

Nessas situações não devemos “girar a lâmpada” e causar atrasos e “saias justas”, a menos que o equipamento esteja te impossibilitando de tocar com decência.

Mas em situações em que temos um bom equipamento de sonorização, um bom técnico e tempo pra passar o som nada melhor do que levar seu próprio instrumento.

Estudamos com um instrumento e quando tocamos muitas vezes usamos o que tiver à disposição, tendo que nos adaptar às distâncias entre as peças e à resposta das peles nos tambores. Cada combinação de pele e afinação muda nosso aproach em relação aos toques.

Parece “balela” mais é a mais pura verdade: com o nosso instrumento é sempre melhor! Experimente trocar a guitarra de um músico minutos antes dele entrar em cena e lhe dê outra com regulagem totalmente diferente da que ele é acostumado. Ele com certeza renderá um terço do poderia!

Com a bateria é a mesma idéia, mas, geralmente devido ao tamanho e à dificuldade natural da logística do instrumento muitas casas de shows e estúdio têm suas próprias baterias, o que em parte nos facilita a vida, mas de certo modo também nos atrapalha.

Enfim, temos que mais uma vez ter o bom senso de perceber em quais situações devemos empreender e em quais relaxar e facilitar.

Leve em consideração não somente o cachê, mas também o crescimento musical, o bom relacionamento e a projeção que o “evento” pode te proporcionar, seja ele um show, uma gravação ou um “sub” em cima da hora.

6 comentários:

Mari Rod disse...

Ola Ramon,
que bacana esse post,adorei.
O legal é que você gosta do que faz...É super talentoso,simpatico,muito gente boa.
Seus fãs agradecem.rsrs... \o/

Beijãooo =*

Alberto Machado disse...

Oi Ramon,
cara que rápido!!!... valeu por atender minha sugestão, este post foi super interessante e me ajudou a refletir sobre essa questão.
Qdo se lê suas postagens percebe-se nitidamente o prazer que vc tem em fazer musica com o coração, isso é maravilhoso pois transmite uma injeção de ânimo qdo muitas vezes nós bateristas e musicos em geral não enxergamos muitas perspectivas voltado para a musica, em um pais que lamentavelmente embora com uma cultura riquíssima, atualmente a arte é desvalorizada de maneira inexorável.
Grande abraço! ... valeu por adicionar no Orkut! rs

Alberto

Ramon Montagner disse...

veleu mariana e alberto!
Obrigado por conferir as postagens!!
estamos à disposição ok?
abração

Anônimo disse...

FALAI AI RAMON,BLZ!!!!

SOU SEU FÃ RAPA,ADMIRO MUITO SEU TRABALHO,O SEU TRABALHO ME INSPIRA MUITO.AS VEZES TENHO PREGUIÇA DE ESTUDAR,MAS QUANDO VEJO VC TOCAR A AUTO ESTIMA VAI LA EM CIMA,AQUELE DVD COM A ALINE BARROS ENTÃO,FALA SERIO,FICOU SHOW DEMAIS,MUITA TECNICA E MUSICALIDADE DA SUA PARTE.

PARABENS RAMON!
TUDO QUE A GENTE FAZ COM O CORAÇÃO DA CERTO,POR ISSO VC É O QUE É,UM DOS MELHORES BATERA DO BRASIL.VALEU POR ESTE POST PRA MIM FOI MUITO COMPENSADOR,JA DEU P/ APRENDER MAIS UM POUQUINHO.

UM FORTE ABRAÇO
FIQUE COM DEUS!

Anônimo disse...

I AE RAMON,

EM 1º LUGAR EU QUERO DIZER PRA VC ,QUE SOU SEU FÃ DE CARTEIRINHA,ADMIRO MUITO SEU TRABALHO.PRA MIM VC É UMA INFLUENCIA,TUDO QUE A GENTE FAZ COM O CORAÇÃO,DEUS NOS ABENÇOA,E VC É UMA DESSAS PESSOAS,POR ISSO QUE VC É O QUE É,UM DOS MELHORES BATERISTAS DO CENARIO MUSICAL.PARABENS MONTAGNER
UM FORTE ABRAÇO!!!!!!!!!!
FIQUE COM DEUS!!!!!!!!!

Ramon Montagner disse...

valeu Wendell grande abraço e obrigado pelas palavras...