terça-feira, 20 de setembro de 2011

Relações Cotidianas



Nosso meio é banhado em relações cotidianas de respeito, amizade ou a falta das mesmas. Tais relações coexistem e diariamente se resvalam em diversas situações às quais nos submetemos.
Recentemente passei por uma situação dessas. Eu e outro músico amigo topamos fazer um trabalho de um outro amigo em comum. As condições eram claras : sem cachês, muitos ensaios e uma cobrança natural para um som difícil e que exigia entrosamento.
Ensaiamos, levantamos o show e tocamos por duas ou três vezes. Passado breve um tempo tivemos a singela notícia via internet de que o amigo estaria fazendo uma sequência de shows no Sesc, com cachês garantidos e uma estrutura bem melhor da que eu e esse outro músico enfrentamos um tempo atrás, mas com outros músicos.
Uma atitude básica de bom senso existe em nosso meio: a de quê se comemos o pão amassado juntos e prol de alguém, naturalmente esperamos que quando venha o Filé com Molho Madeira sejamos convidados por esse alguém a dividir também.
Não ponho aqui em questão a liberdade das pessoas escolherem o melhor músico ou pessoa para terem em seus trabalhos, mas a atitude de voltar e retribuir a ajuda não remunerada para a produção do seu trabalho é bastante digna e louvável.
É claro que não assinamos nenhum contrato de exclusividade para nenhuma das partes, mas eu realmente esperava uma atitude diferente, principalmente vindo de um amigo.
É apenas um desabafo mas que pode nos fazer pensar nessas relações de convivência e respeito nesse nosso mundo cão.

2 comentários:

Claudio Rocha disse...

Já passei por isso também, amigo.
Parece que nesses casos, a fidelidade e camaradagem são esperadas apenas do nosso lado…
Abraço!
Claudião

Ramon Montagner disse...

Claudião
o pior é que se espera tal atitude de "canários" mas de "brothers músicos" não né... e obrigado pelo comnetário..suas palavras sempre valorizam os posts..abração