quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O ESTUDO O MARKETING E A PACIÈNCIA prt. 3 - O SUB




Foi-se o tempo em que boa parte dos artistas proporcionava uma agenda cheia para sua equipe de produção e músicos. faziam longas temporadas em casas de shows, ficavam às vezes até meses fazendo o espetáculo no mesmo local.


Hoje em dia, salvo algumas exceções baianas e sertanejas, o músico precisa tocar com vários artistas e tipos de trabalho ao mesmo tempo.

Grava hoje, amanhã cedo ensaia com uma cantora, depois faz “sub” num musical ou outra banda e assim vai.

Eu particularmente prefiro essa rotatividade musical e pessoal. È claro que tocar com um artista mais “estável” também é gratificante , ao menos financeiramente falando.Mas é quase que unanimidade entre músicos do eixo Rio-São Paulo de que temos que “variar pra se virar”.Um contra-senso ou uma “inversão poético-realista” da máxima nos estúdios acho que do mundo:”Gente, menos è mais!!” rsrs

Nesse nosso caso mais é mais, mais cantores, mais gravações e mais subs podem significar mais “dindin” mais pão e mais tranqüilidade... ops...tranquilidade financeira!

Isso leva a outras discussões como querer ter um trabalho mais estável, careira solo, trabalhos musicais com carteira assinada e etc e tal.

Mas um fato que é engraçado e ao mesmo tempo agonizante é o fato de shows irem aparecendo durante o mês, semanas antes. Você olha pra agenda no começo do mês e pensa:”Ihh, esse mês tá mais relex!”

Mas passam as semanas e vão aparecendo gigs, subs e você olha e pensa: ”Quem vai ter que tocar com o sub?” rsrs

O “Sub” ou substituto è o termo usado para definir o cara que vai te ajudar a ganhar um “dindin” melhor ali, ou abrir outra “frente de trabalho” aqui.

È uma realidade e não pode ser negado o fato de termos que às vezes utilizar os serviços de “personal sub”!

Músicos de vem se preparar para qualquer situação, inclusive de “subiar” pra alguém em cima da hora. Isso cabalmente faz parte do “maquetinho” diário do músico , saber posicionar os “clientes” quanto a essa possibilidade.E paciência é o que nós temos que ter quanto a essa instabilidade da agenda dos artistas e também o que os artistas tèm que ter em relação a nós, pois não vivemos,em nossa grande maioria, de “apenas” um artista ou banda ou estúdio.

Feliz ou infelizmente é assim!

Nenhum comentário: