segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O METRÔNOMO OS ANDAMENTOS E A ANSIEDADE prt. 2

-->


A ansiedade atrapalha muito o bom desempenho ao vivo. É claro que existe o fator “andamento de show” mas isso deve ter um limite senão tudo vira bagunça.Devemos ter um bom senso na hora achar o andamento e mantè-lo durante o show.
Claro que sem revelar nomes, mas um grande músico de São Paulo é o supra-sumo da ansiedade!
Ele é sensacionalmente eficiente,arranja,organiza bandas, repertórios e toca muito bem, tecnicamente totalmente resolvido, mas... é mega desesperado pra chamar as músicas e organizar os arranjos de maneira simples e funcional,sem complicações e sem muitos desafios quando se trata de uma banda com repertório popular e com a necessidade de ser dançante.
A ansiedade é a antítese do amadurecimento musical. Amadurecimento musical e técnico não é obrigatoriamente tocar pouco, poucas notas.Mas tocar as necessárias nas horas certas.
Em alguns programas de televisão dos quais participei era estritamente necessário o andamento certo, o tempo certo e a linguagem certa pra cada candidato. No programa Ídolos da Record e no extinto Astros do SBT usava o metrônomo pra manter o mesmo andamento e assim garantir o tempo certo pra cada candidato.Tudo milimetricamente calculado.
Tínhamos “deixas” pra contar e tocar as músicas na hora exata. Era necessário frieza para não entrar antes ou atrasado caso contrário o diretor me chamava a atenção...rs
A ansiedade leia-se adrenalinda, às vezes é bacana em situações em que você deve ter muita atenção como, por exemplo, num show novo, todo clicado e com partituras.
Assim ficamos ligados e atenciosos em tudo sem a distração tão comum nessas situações.
O metrônomo, os andamentos e a ansiedade andam praticamente juntos, mas não devem se degladiar e atrapalhar o resultado.



2 comentários:

Eric Brandão disse...

Fala, Ramon!

Sou guitarrista, cantor, compositor e blogueiro de Osasco/SP. Passei aqui para dar um alô. Muito bacana o seu blog, toques preciosos. Estou acompanhando e repassando aos colegas.

Abraço!

Ramon Montagner disse...

Valeu ERICK!!
espero estar ajudando de alguma maneira!!
continue comentando me ajude dando idéias pra reflexões!!
abração