segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O ESTUDO O MARKETING E A PACIÊNCIA PRT. 2 : ENDORSEMENTS



Sempre me perguntam sobre endorsements querendo saber como funciona,como conseguir e como se "auto"divulgar.

Tenho endorsement da Zildjian, das peles Evans, da Grestch e dos pedais Axis. Adoro os equipamentos que uso e realmente acredito que meu som se torna melhor,mais bonito e mais eficiente com essas marcas.

Porém existem músicos que vivem em função dos endorsements!Sonham com o momento de a Expomusic chegar para eles terem a chance de sair passeando pelos corredores lotados da feira e se “mostrar” com a camisa da marca.

Gente, nada contra “vestir” a camisa da marca e divulgá-la, mas isso não pode ser a principal razão da sua vida profissional.

O endorsement é importante e pode te ajudar em vários sentidos. Te “endossa” perante o mercado.Mas esses valores devem estar intrinsecamente ligados ao seu desempenho como músico, como instrumentista e como relativo formador de opinião.

È uma troca, você usa a marca e a divulga e vice versa.

Mas é bom lembrar que nenhuma marca vai te trazer mais gigs, trabalhos, gravações, ”subs” em musicais etc e tal. O endorsement pode te ajudar se sua marca fizer parte de uma empresa que apóia o músico com workshops,propaganda em revistas especializadas e sites,mas isso necessariamente não trará mais comida e conforto na sua mesa.

O músico deve em primeiro lugar estudar, se preparar, tocar em grupos, se aprimorar e procurar ser profissional em todos os sentidos. Isso trará mais trabalho e reconhecimento ao seu nome.

Existem vários tipos de endorsers no Brasil: os que ganham o instrumento por inteiro e os que têm certo desconto na compra do mesmo. Dependendo do caso é muito viável a segunda opção também pois te proporciona melhores preços pra poder ter um ótimo instrumento.

Nuca devemos aceitar um endorsement se realmente não gostamos da marca ou isso relativamente não te ajudará em nada.

Todos nós que amamos a música e queremos viver dela queremos e precisamos de reconhecimento profissional mas definitivamente não é o endorsement que trará isso.O endorsement é a conseqüência do seu trabalho e sempre é bem vindo.

3 comentários:

Mari Rod disse...

Ola Ramon,
muito interessante esse post sobre endorsement,é isso ai... em primeiro lugar vem os estudos,o talento da pessoa. Hahaha... e talento você tem de sobra né?! rsrs
Beijosss
até mais.

Anônimo disse...

Fala ramones!!..cara a cada dia me surpreendo mais com seu trabalho, seriedade e principalmente HUMILDADE! Aprendo mto isso com vc cara. Cara, saudades de trabalhar com vc. Que Deus abençoe sua vida, a patroa (rs) e a lorena e o mateus. Deus é contigo cara!!!!
Grande abraço!
Lucas (e não chiquinho po)

Ramon Montagner disse...

valeu CHIQUINHOOOOOOOOO!!!!!!
te amo negao
saudade do c tb garai
abracao