segunda-feira, 12 de março de 2012

Do not Disturb!




Não poucas vezes na vida temos a vontade de , como num hotel, colocar um aviso em nossa porta dizendo:”Não perturbe!”
Há momentos em que preferimos ficar sozinhos, sem palavras, sem ter que falar ou expressar qualquer opinião. O fato de ter que comprimentar alguém às vezes nos irrita e custa alguns minutos de paz.
Tentando transportar isso para nosso cotidiano musical, às vezes nos vemos numa “saia justa” quando somos chamados para fazer algum trabalho ou gravação. Nesse clima inicialmente pensamos:” Ai que chato!Tenho que ouvir esse repertório!”ou “Put……. . vou ter que ir lá, montar os equipos e gravar”.
Porém podemos ser surpreendidos positivamente por trabalhos nos quais não somos bem remunerados, não trazem nenhuma projeção ou, em nossa cabeça irritada não nos trarão sequer algum possível trabalho futuro.
Foi exatamente como me senti quando me chamaram para alguns trabalhos durante esses últimos anos. Quando meu amigo Marcelo Calderazzo me ligou e disse , com sua voz grave, numa manhã à alguns anos : “Ramon, vamos gravar alguns temas instrumentais em SKA?”. Imendiatamente pensei:” Porra, em SKA? Que coisa chata?” Mas pela consideração e sempre um ótimo ralcionamento com esse amigo eu disse sim. Hoje sei que me arrependeria profundamente se tivesse negado o convite.
Gravações com amigos sempre me trazem bons momentos. Seja cantado ou instrumental ajudar um amigo num trabalho novo é sempre gratificante, mesmo que cansativo e não remunerado. E mesmo que só pensemos desse modo de depois de ver o trabalho feito, ou o cd lançado, digo que ainda vale a pena estar no palco, no estúdio ou em algum ensaio com um amigo e, se a música for boa, melhor ainda.
Devemos nos lembrar também que, nessa nossa “ vida no arame”,  que por mais organizados, controlados e requisitados que sejamos, uma hora podemos estar numa maré baixa esse amigo pode nos “salvar”. Sabe aquele ditado que fala de uma mão lavando a outra? Sim, realmente isso pode acontecer. E acontece.
Portanto pense antes de colocar esse aviso em sua “porta”. Talvez seja melhor colocar o outro: “Por favor, arrume meu quarto”.

3 comentários:

Lincoln disse...

Tem uma frase que gosto, é +/- assim:


"A vida é como uma escada que a gente vai subindo, conhecendo e encontrando pessoas. Nunca descarte essas pessoas, pois se um dia você tiver que descer alguns degraus, você vai encontrar essas pessoas novamente"

Abraços Ramon

Ramon Montagner disse...

Meu amigo e grande baixista e compositor Marcelo Calderazzo me mandou um email dizendo que tentou postar mais de uma vez um comentário e não conseguiu.
Obrigado Caldera pelas palavras , amizade e música!!
Segue o comentário:

Ramones, obrigado pelos comentários. Vindo de vc, não me causa nenhuma estranheza, pois seu caráter e sua simplicidade pesaram muito mais na hora do convite do que seu inquestionável talento. Sempre procurei "pessoas" p/ poder dividir idéias e com certeza vc foi e é o cara!! Pensando no motivo de seu texto, concordo e assino em baixo, prefiro a proximidade do que a distância.
Parabéns, paz!!
M. Calderazzo

Ramon Montagner disse...

É isso mesmo Lincoln..
bela frase!
Obrigado pelo comentário!!!!
abração