terça-feira, 24 de novembro de 2009

ARRANJADORES E MÚSICOS



Certo dia, acho que por volta de 2003 a Orquestra HB foi banda de apoio para um evento grande em São Paulo que talvez tenha sido o embrião do DVD do Roberto Carlos recentemente gravado em São Paulo. O show se chamava” Elas cantam Roberto” e consistia em grandes cantoras da MPB interpretando sucessos do “rei”.Dentre Ana Carolina, Preta Gil, Jane Dubok e outras das quais não me recordo agora estava essa cantora,mais da “média guarda” das cantoras baianas.Ela não havia passado o som nos dias antecedentes ao evento e durante a passagem de som no dia do evento no HSBC HALL antigo Tom Brasil estávamos passando e ensaiando a música que ela cantaria.Era umas da época do “ie ie ie” e num certo momento da música o ritmo escrito pelo arranjador mudava para o shuffle.Isso alterava totalmente o feeling da música mas era realmente o que ele queria .


Passamos uma vez e a cantora na parte do shuffle me olhou com cara feia. Passamos de novo e ela me olhou de novo, mais uma vez e ela parou de cantar ,se virou pra mim e disse em voz alta, quase gritando: “menino você não pode tocar assim essa parte, está me atrapalhando!!!”

Minha vontade era de gritar também pra ela: “Sua tronxa, porra, não sabe que executo o que o arranjador me escreveu?

Mas respondi “semi” calmamente: “Estou tocando o que o arranjador me escreveu! Fale com ele!”

E rapidamente o arranjador me defendeu e assumiu a mudança de ritmo do arranjo. Voltamos ao original e tudo deu certo depois.

Isso me levou a pensar que existe uma divisão entre os músicos, arranjadores e artistas ou cantores. Arranjadores embelezam e praticamente recriam a música.Músicos são o instrumento de execução do arranjo e em muitas vezes colaboram e somam muito em sua performance.E nesse caso a tal cantora não percebeu, ou não se lembrou ou pior, talvez nem soubesse desse detalhe importante.

Muitos cantores (as) por vezes não sabem quase nada de música e nem procuram saber. mas existem cantores(as) que realmente entendem do negócio e fazem a diferença com muita propriedade.

Quando isso acontece a música ganha... sempre....

Nenhum comentário: