sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Irritabilidades

Existem coisas que realmente irritam dentro de um contexto de gravação. Muitas delas poderiam ser inseridas no fictício “Hall das Situações Normais em um Estúdio”, mas muitas vezes e talvez devido a certa experiência que vamos adquirindo com a vida, nos irrite um pouco.

Uma delas ocorre quando o arranjador, provido de bom senso e animosidade começa a tocar a música para que os músicos ouçam e já sintam o clima do arranjo e do contexto musical. Sugerindo com isso que o arranjo, de base, não estaria fechado e já esperando idéias para a elaboração do mesmo e um dos músicos, talvez pela pouca experiência ou a falta da mesma, começa a cantarolar possíveis idéias, que não são de base, simultaneamente ao arranjador. Sua voz se torna mais alta do que a do arranjador e acaba atrapalhando os outros músicos que tentam ouvir e colaborar com idéias, tendo como base referências sugeridas e principalmente aquela “tocada” do momento.

A educação e os bons modos nos impedem de dizer: “Porra, cala a boca e ouve!”.

E assim fazemos de conta que os nervos estão frouxos e a aventura continua....

4 comentários:

Edu Peixe Salmaso disse...

É bemm verdade Ramon! e tem tb aqueles "aranjadores" rs que contam mais com os palpites dos musicos do que com suas proprias ideias! uma certa vez um desses escreveu na partitura "levada Black"... ora... Blues, soul, partido-alto, Jazz, funk, charme, rip-rop, enfim.. sao todas levadas Black's kkk entao educadamente perguntei: mas qual vc quer? e veio a pérola:
-Peixe... a melhor que c tiver!!!
kkkkkkkn heee Brasil!!!

Diego Brianezi disse...

Ramon!

Parabéns pelo blog, além da sempre boa música que faz!

Sucesso pra vc!

Ramon Montagner disse...

pode crer Peixe!!
Esse assunto vai durar muitas postagens!!!
É estória que não acaba mais...
abração e obrigado pelo comentário!

Ramon Montagner disse...

Brigadão Diego
abração