quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Formigas na Av.Paulista




Recentemente li algumas coisas e vi alguns videos falando sobre o domínio da midia brasileira sobre o modo como as pessoas vivem e absorvem “cultura” e fiquei pensando.
Nós músicos como qualquer outra pessoa estamos envolvidos nesse “mainstream” que tentam nos enfiar guela abaixo e, como entretenedores profissionais, estamos sujeitos à essas baixarias musicais que o mercado impõe.
Nada contra sob o prisma de que muitos de nós tocam isso pra sobreviver. Muito amigos vivem de tocar o que está na moda e até gostam. Também se acomodam e têm a consciência que de não tem outra opção a seguir.
O problema reside no fato de que, num contexto geral, quando a música das rádios e do "povão" é muito ruim, o nível musical e estético dos músicos que reproduzem essa repertório também se mantém baixo e estagnado.
Devemos procurar entender isso e de certo modo tentar melhorar esse nível musical fazendo nossa parte que é estudar e tentar educar as pessoas mais próximas. Exercer essa influência cultural está sim ao nosso alcance, pois naturalmente como artistas temos esse papel e esse poder, mesmo que como formiguinhas na Avenida Paulista.
Essa questão abrange outras questões muito mais amplas do ponto de vista da educação, política e sociedade, mas de minha parte tento melhorar o que está ao meu redor.
Seja fazendo música boa, “metendo a boca” nas porcarias do mercado ou escrevendo isso nesse modesto blog.

2 comentários:

*Lua* disse...

Cada formiguinha juntando com outra conseguem realizar grandes coisas! Gostei do texto Ramon e da reflexão que ele propõe!

Ramon Montagner disse...

valeu Mariana bjão e feliz 2012