domingo, 12 de junho de 2011

Ao amigo Johnny Alf



Foto após show no Shopping Galleria em Campinas em 1998

Passado algum tempo de sua morte sinto a necessidade de falar algo sobre esse grande mestre da nossa música e pessoa muito importante na minha vida musical.
Iniciei tocando com ele por volta dos 18 anos e permaneci por quase 14 anos acompanhando-o em shows,gravações e viagens.
Dias antes daquele show que ele fez em Campinas em 1993 no antigo Almanaque Bar onde eu, o baiixista Jorge Oscar e o pianista Albano Salles abrimos a noite pra ele, havia visto uma materia a seu respeito em algum jornal ou revista da cidade da qual já não me lembro o nome, e vi no subtítulo:"Johnny Alf, o músico dos músicos".
Pensei com meus botões que seria muito legal tocar com ele um dia.
E por esses fatos talvez enexplicáveis da vida depois desse show de abertura o meu amigo e baixista Marcos Souza que já tocava a um tempinho com ele me ligou e disse:
“Ramon o Johnny alf me pediu pra te convidar pra tocar com ele. Vc topa?”
Minha resposta foi imediata como de esperado e após alguns meses estreiaria num Bar do tradicional bairro paulistano Bexiga chamado “Boca da Noite”.
Em outras épocas esse fora um dos bares mais agitados da noite paulistana mas naquele momento já estava bem “cansado” e como que fazia juz ao nome que  com apenas uma palavrinha a mais diria o que realmente era o local:”(meia) Boca da Noite”.
Nesse dia no local havia uma bateria bem estragadinha que se não fosse a ajuda do amplificador do Marcos segurando o bumbo a bateria não pararia em pé.
Mas passado esse momento e aprovado pelo Johhny continuei a acompanhá-lo.
Ou tentar acompanhá-lo decentemente.
Era pessoal e musicalmente imaturo e trazia aquela sede de tocar de um menino que só assistia video-aulas norte americanas de Dave Weckl e Denis Chambers.
Cometia muitos excessos e ele naturalmente com sua serenidade e muitas vezes silêncio me dizia muito.
Com ele posso dizer que aprendi a tentar ser sutil quando isso nos é cobrado pelas situações musicais às quais somos expostos.
Com ele pude conhecer grandes músicos e pessoas como Marcos Souza, Alex Bittencourt, Idriss Boudrioua, Dom Chacal, Nelson Valencia ,Almir Chediak, Ronaldo Bastos , Leni Andrade, Emilio Santiago, Alaíde Costa entre outros.
No dia de seu enterro também estava com minha saúde debilitada e não pude comparecer à cerimônia.
Presto aqui minha simples homenagem àquele que influenciou muitas gerações e diretamente a minha vida musical.
Grande abraço e saudades.


Nenhum comentário: